terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mandioqueijo - Queijo de Mandioca

Eu sempre ouvia falar, mas não achava receita.
Sabia que tinha o industrializado, mas achava caro e todo mundo reclamava que rendia pouco. Mas não desisti e achei finalmente a receita.
Tenho a foto dele no lanche que jantamos ontem, mas ele fica na textura de queijo, mesma cor e foi aprovado por todo mundo da minha família!
Claro que o sabor não é o mesmo mas se aproxima bastante e o melhor é que fica com carinha de lanche, carinha de pizza como a de todo mundo!!!

Ingredientes:

1 1/2 xícara de purê de mandioca - cerca de 2 mandiocas
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de polvilho azedo
1 xícara de água do cozimento da mandioca
1/4 de xícara de óleo de girassol - ou azeite (como eles tem adulterado o azeite com óleo de soja usei o óleo de girassol mesmo)
1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo

Cozinhar bem as mandiocas, mas não a ponto de "espapiar" elas.
Assim que estiverem cozidas levar ao liquidificador e bater junto com a água.
Em seguida misturar o restante dos ingredientes. Pode adicionar aqui ervas, alho ou outro tempero que desejar. Bater bem até formar um creme homogêneo.
Levar o creme ao fogo médio por cerca de 5 a 6 minutos sempre mexendo. O creme não pode levantar fervura.
Coloque em um recipiente que possa dar o formato do queijo. Eu usei um redondo que lembra mais um queijo branco.
Levar a geladeira na parte de extra frio até formar uma consistência que possa ser cortado. Na minha geladeira isso levou cerca de 1 hora e meia a 2 horas.
Agora é saborear!!!


Não parece queijo derretido?? Hummmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário