terça-feira, 29 de julho de 2014

Maionese sem ovo - de leite de soja ou leite de arroz.

E quem nunca sentiu falta daquela manteiga no pãozinho de manhã e não podia comer por culpa da aplv? Então muita gente troca pela Becel azul, mas na verdade tem muita criança reagindo, desconfia-se de traços apesar de o SAC dizer que não e que o equipamento é higienizado, mas na duvida não como diretamente a Becel mais então troquei pela maionese.
Ops 1 problema! Junior reage a ovo e ele ADORA maionese, e agora? Fazer de leite!!!

A ideia é a mesma que a maionese tradicional, substitui o ovo por leite de soja ou leite de arroz. Aqui faço de ovo para meu marido e eu, de soja para o Junior e quando é coletivo faço de arroz já que a Malu reage a soja.
A receita é bem simples o desafio é só pegar o ponto, minha avó dizia (a receita 'e dela) que quando estamos naqueles dias a maionese não da ponto, se existe ligação ou não eu não sei, sei que nunca deu ponto então de qualquer forma fica a dica....

Ingredientes:

200 ml de leite (soja, arroz) - para quem pode ovo 2 ovos no lugar do leite
1 pitada de sal
2 saches de Sazon branco
3 "jatos" de mostarda amarela
1 colher de cafe de alho moido
Azeite de oliva extra virgem
Oleo de Girassol

Modo de Preparo:

Colocar no liquidificador o leite (ou ovo), o sal, sazon e a mostarda. Apertar a funcao pulsar 2 vezes.
Em velocidade media bater os ingredientes e ir colocando o oleo em fio ate engrossar.
Colocar o azeite em fio tambem para terminar de dar o ponto. A cremosidade da maionese vai depender da utilidade.

Eu uso essa maionese para passar no pão ou fazer pão de alho caseiro, aí faço mais grossa. Uso para fazer salada ou molho de macarrão aí faço mais líquida e se faço para molho de fondue por exemplo eu faço um meio termo.

Espero que vocês gostem!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário