sábado, 21 de junho de 2014

As dificuldades da alergia

Olá pessoal!!
Hoje no grupo do facebook uma mãezinha comentou o quão difícil é manter amamentando uma criança APLV devido a dieta, e acredito que o mesmo deve sofrer as mamães que tem filhos maiores e não podem comer as mesmas coisas que as outras crianças.
Como mãe que amamenta sei que é bastante difícil jantar na casa das pessoas, em restaurante, etc. A possibilidade de alergia devido a traços é muito grande, então acabamos por optar em comer em casa, não usar industrializados, que contém ou podem conter traços e fazemos a nossa própria comida. Mas existe muita mãe que trabalha e não consegue fazer isso, que tem que mandar seu filho para a escolinha e a escolinha não faz a dieta de forma correta e a criança acaba sempre tendo reações.
O mais difícil da alergia, seja ela do leite, ovo, soja, amendoim, peixe, etc, é fazer as pessoas entenderem que não é frescura, não é capricho, que não faz diferença só um pouquinho ou muitão e que não é comendo sempre um pouquinho que se cura.
Não tem graça ver todo mundo comendo uma feijoada e você não poder comer ou dar a seu filho pois contem embutido e nos embutidos vai leite. Não é legal ver todo mundo comendo chocolate ou um bolo de brigadeiro e não poder comer - só sendo mãe mesmo para se privar de toda uma vida de delicias, gordices e até vida social para ver seu bebe não ter dor, cólica ou bolinhas pelo corpo.
Os traços são tão prejudiciais a pessoa alérgica como o alimento em si. Não faz diferença se eu tomo o leite puro ou se tomo água no copo que tinha leite, estou absorvendo a proteína do leite da mesma forma. Até hoje Malu não reagiu ao toque, mas há crianças que a avó tomou leite e em seguida deu beijo, a criança em seguida empipocou.
Eu sempre tive vergonha de pedir as coisas para mim na casa dos amigos, família, sogros, porque não gosto ou por frescura. Hoje pela minha Maria eu faço as coisas na casa da minha sogra, peço para usar a cozinha na casa dos amigos e família porque não é frescura e sim necessidade.
Domingo passado passei por uma situação complicada, estávamos fazendo churrasco na casa dos meus sogros e tive que pedir para meu marido colocar a carne separada para mim na grelha, na tábua e pegar a carne com garfo e cortar com faca separada, pois eles estavam assando pão de alho e como se não bastasse o pão era recheado de catupiry (confesso que queria tanto um pedacinho dele rs) e desta forma nada que eu comesse poderia passar pelo mesmo lugar que o pão. Quando meu marido pediu para pegar outra tábua e todo o resto que era necessário vi que algumas pessoas fizeram careta como se fosse frescura, mas quer saber? Nem liguei, me importo mais com a Malu que com cara feia e continuei conversando, comendo como se nada tivesse acontecido. Minha sogra fez batata com cenoura e maionese, tive que perguntar qual maionese, ler rotulo, abrir geladeira, etc sobre tudo o que ela fez. Chato, né?! Graças a Deus minha sogra é bem consciente e foi tranquila, mas houveram brincadeiras que não gostei, até mesmo sobre eu não poder comer o chocolate que todo mundo estava comendo, mas fui forte e continuei de boa!
As vezes é difícil porque mudar hábitos não é fácil!! Meu marido vive misturando coisas com leite dentro da pia com as coisas da Malu. Separar os utensílios domésticos, esponja, plástico e tudo o resto é complicado, pro meu marido, meus pais e todo mundo e ter que ficar falando isso cansa e parece cansativo, mas tenho que continuar falando - é pela Malu e não por mim.
Tenho que tomar 1000 e 1 cuidados com ela e o irmão - Junior já tentou dar pão com manteiga, chocolate e outras coisas para ela e por isso, meu próximo passo é eliminar o leite de todo mundo em casa e o Junior poderá comer iogurte, danoninho, leitinho de vaca só na casa dos avós. Vai ser uma tarefa difícil, mas curta se Deus quiser e assim que a Malu estiver curada as coisas voltam ao normal.
Não podemos desanimar!! Não podemos ter vergonha de levar nossa marmita na festinha, para que nossos bebes possam comer coxinha, esfirra, brigadeiro, etc, como as outras crianças só que o dos nossos bebes é especial! Se for necessário fazer bolachinhas a mais para mandar para todo mundo da sala da escolinha para ninguém se sentir excluído.
É importante sim falar sempre com a escolinha, dar a apostila da Dra. Renata Pinotti  sobre APLV nas escolas, ficar em cima da escola e de todos. APLV e a Escola
Nossos filhos precisam de uma atenção alimentar extra só isso!!!

E precisando desabafar é só falar! Estamos todos juntos nessa luta!!! O importante é ver nossos bebes lindos, fortes, cheios de saúde e feliz!!!!!


Um comentário:

  1. Muito legal, você ter disposição para escrever todos os textos do blog tendo 2 crianças pequenas. Eu que só tenho uma quase não dou conta.. rsrs. Minha pequena tem suspeita de aplv por conta de problemas respiratórios recorrentes. Não é confirmado, mas percebo que aumentando o consumo de laticínios os sintomas ficam bem mais fortes.
    Um abraço pra vc!

    ResponderExcluir